03 dezembro, 2010

EFEITO CORONA


O efeito Corona é também conhecido como fogo de Santelmo. O efeito corona é um fenômeno relativamente comum em linhas de transmissão com sobrecarga. Devido ao campo elétrico muito intenso nas vizinhanças dos condutores, as partículas de ar que os envolvem tornam-se ionizadas e, como consequência, emitem luz quando da recombinação dos íons e dos elétrons.

Tendo muita importância na definição do nível de tensão de transmissão das linhas. Quanto maior o nível de tensão para uma determinada configuração de linha, maiores serão as perdas devido ao efeito corona. Contrariamente, quanto maior o nível de tensão, menores serão as perdas devido ao efeito Joule (proporcional ao quadrado da corrente), pois, a corrente circulante será menor para uma mesma potência transmitida ( P=V.I ). Obviamente teremos uma tensão ótima de transmissão considerando, de uma maneira simplificada, os dois tipos de perdas. O nível de tensão definido para a transmissão será, a grosso modo, a tensão normalizada pelos órgãos reguladores mais próxima da tensão ótima.

Coronas podem ser positivas ou negativas, conforme a polaridade do potencial elétrico no eletrodo altamente curvado. Se o eletrodo curvado é positivo em relação ao eletrodo plano dizemos ter uma corona positiva, se negativo tempo uma corona negativa. A física das coronas positivas e negativas são marcadamente diferentes. Esta assimetria é um resultado da grande diferença de massa entre os elétrons e íons carregados positivamente, sendo que somente os elétrons tem a capacidade de ter um grau significativo de colisão inelástica ionizante a temperatura e pressões comuns.

Principais Causas:

Dentre os principais problemas que podem ser detectados destacam-se:

· Isoladores defeituosos

· Condutores danificados

Algumas Aplicações da descarga de corona.

A descarga de corona tem inúmeras aplicações comerciais e industriais
  • Remoção de cargas elétricas indesejáveis da superfície de uma aeronave em vôo e com isto evitando o efeito prejudicial de pulsos elétricos descontrolados durante a atuação dos sistemas aviônicos;
  • Fabricação de ozônio
  • Limpeza de partículas do ar em sistema de condicionamento de ar;
  • Tratamento da superfície de filmes poliméricos para aumentar sua compatibilidade com adesivos ou tintas impressão;
  • Fotocópia;
  • Fotografia Kirlian a qual alguns acreditar ser uma visualização da aura;
  • Propulsão iônica;
  • Laser Nitrogênio;
  • Fabricação de eletretos.


Imagens demonstrando o efeito corona:







7 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE COM O EFEITO CORNA O TRAFO TAMBÉM PODE SER PREJUDICADO

    ResponderExcluir
  2. Uma sobrecarga pode gerar uma explosão no trafo

    ResponderExcluir
  3. o efeito corona também ocorre por causa do clima como tempestade ?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela explicação do Efeito Corona

    ResponderExcluir
  5. Aqui onde moro , vemos o efeito corona em quase todas cruzetas nos postes da cidade devido a maresia . A Enel faz a lavagem dos isoladores constantemente afim de minimizar o efeito , mas é praticamente inútil .

    ResponderExcluir